Sucesso na amamentação

DESCONHECIDO


*O lugar onde você vai amamentar

e a posição em que colocará o bebê

para mamar dependem apenas do seu nível de conforto,

e da facilidade de a criança alcançar o peito. 


*Procure deixar a criança com a cabeça e o corpo alinhados,

ou seja, como se o bebê estivesse olhando para a frente,

sem ter de virar o pescoço para mamar. 

*O que mais conta é a chamada pega (pronuncia-se péga),

mais uma palavra nova no seu vocabulário.

Veja a seguir como fazer a melhor pega, aquela que não dói. 


 

PARA COMEÇAR

Escolha um lugar confortável para se sentar, que tenha um bom apoio para as costas e que não deixe você muito reclinada para trás. 

Apoie as pernas ou os pés em um banquinho confortável. O objetivo é que as suas coxas fiquem retas, paralelas ao chão, e que você não tenha que forçar os músculos para manter o bebê na altura correta. Colocar os pés para cima é mais importante no comecinho, quando o bebê ainda é bem pequenininho e sua circulação sanguínea ainda está voltando ao normal depois da gravidez. 

Use uma almofada de amamentação ou mesmo almofadas comuns e travesseiros para apoiar o bebê. Você vai precisar levar o bebê até o seu peito, e não o peito até o bebê. Com a almofada você não sobrecarrega seus braços com o peso do bebê. Parece levinho, mas com o tempo cansa! Quando você tiver mais prática, e o bebê estiver maior, talvez você nem precise mais das almofadas, porque será mais fácil para ele alcançar o seio. 

Observe se você não está tensa. Relaxe os ombros. Deixe-os o mais longe possível das suas orelhas.

 

COMO POSICIONAR A BOCA DO BEBÊ NO SEIO

Para que a amamentação dê certo, o bebê precisa abocanhar uma boa parte do seio, não só a pontinha. O lábio de baixo e a língua da criança precisam chegar ao peito primeiro, e ficar o mais longe possível do mamilo. Ele terá que estar com a cabeça ligeiramente inclinada para trás, assim o que se aproxima antes é o queixo dele. 

 

 

Antes de colocar o bebê no peito, dê uma "molhadinha" no seu bico e na aréola com seu próprio leite. Assim, quando os lábios do bebê encostarem no seu peito, por reflexo ele automaticamente abre o bocão. 

pegaQuando aproximar o bebê, com a cabecinha um pouco inclinada para trás, e ele abrir a boca, coloque-o rapidamente no peito, lembrando de posicionar o lábio inferior a uma boa distância da parte de baixo do mamilo. Se precisar, ajude-o a abrir um bom "bocão" puxando um pouco o queixo dele para baixo, com delicadeza. Você pode fazer isso mesmo que ele já esteja mamando, para entrar mais peito ainda na boca dele. 

O bebê fica com a boca de “peixinho” ou seja, com o lábio de baixo "enrolado" para fora. Dessa forma a sucção é muito mais eficaz. 

Ao abocanhar uma boa parte da mama, o bebê consegue colocar seu seio mais profundamente na boca. 

 

Assim, o mamilo ficará no fundo da boca dele, na área em que o céu da boca (palato) já é mais macio. O maxilar do bebê se move para cima e para baixo, seguindo-se à ação da língua, e o bebê engolirá o leite à medida que ele chegar ao fundo de sua boca.

COMO SABER SE A PEGA ESTÁ CORRETA

Um dos sinais de que o bebê está abocanhando bem o peito é que a parte pigmentada da mama (a aréola, em torno do mamilo) fique aparecendo o menos possível. Procure colocar o máximo que der da parte escura do peito dentro da boca do bebê. 

O melhor jeito de saber se a pega está certa é ver se está doendo. Se estiver doendo, é sinal que a pega está errada, e é preciso começar tudo de novo. Senão, o bebê pode acabar fazendo muita força para mamar e mesmo assim não sai leite suficiente. Ele não ganha peso e ainda machuca seu peito. 

A gengiva inferior da criança nunca tocará o seu seio, porque a língua estará entre os dois, e a parte de cima da boca dele não deve se mexer, só a parte de baixo (por isso é possível continuar a amamentar mesmo depois que seu filho já tenha dentinhos).

                                 

baby feeding

                                   DICAS PARA AJUDÁ-LA

 ->   Apoie a palma da mão atrás do ombro do bebê e o dedo indicador e o polegar atrás das orelhinhas dele; outra possibilidade é apoiar a cabeça do bebê na sua mão inteira e fazer um pouco de pressão com a parte inferior da mão; você ainda por usar seu antebraço como suporte para os ombros do bebê. Só apoie a cabecinha, não a pressione contra o peito. Assim o bebê tem liberdade de afastar o nariz se se sentir sufocado. Sim, ele é capaz de fazer isso sozinho!

  • Deixe a boca do bebê tocar levemente seu mamilo, de preferência já molhadinho de leite, porque o reflexo de "abrir o bocão" é imediato. A criança encontra o seio principalmente pelo tato, não pela visão ou pelo cheiro -- embora esses outros sentidos tenham alguma influência.
  • Acomode seu filho ao perceber que a boca dele começou a se abrir -- não espere até que esteja completamente aberta --, para que ele consiga abocanhar uma boa parte da mama.
  • Prepare-se para o momento em que o bebê abrir a boca segurando seu seio com a mão em forma de C, mas segurando bem longe do mamilo. Assim você ajuda a enfiar o peito na boca dele.
  • Se você sentir que seu peito está muito duro, faça antes uma massagem para que fique mais fácil para o bebê abocanhar o peito.
  • Preste atenção no lábio inferior da criança, não na parte de cima. O importante é que essa região da boca esteja o mais distante possível da base do mamilo, assim o queixo dele pressionará um pouco sua mama e, naturalmente, o mamilo abaixará um pouco e será coberto pelo lábio superior. A parte escura do peito fica mais visível em cima da boca do bebê do que embaixo.
  • Se você estiver apoiando seu seio com a mão, mantenha-a o mais longe do mamilo que conseguir -- de preferência na área das costelas. Uma vez que o seio esteja bem ajustado, movimente apenas o bebê. Quando vocês dois estiverem acomodados, não é mais necessário segurar o peito.
  • Não se preocupe em apertar o peito para liberar o narizinho do bebê. Desde pequenininho, seu filho tem capacidade de se ajustar para conseguir mamar e respirar bem ao mesmo tempo. Apenas apoie a cabecinha dele de modo que ele tenha liberdade para se movimentar e liberar o nariz.





(fonte: BABY CENTER )



Todas as Dicas

Redes Sociais